**"Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível." Fernando Pessoa**

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Carpe Diem




***

Caminha placidamente entre o ruído e a pressa.


***
Lembra-te de que a Paz pode residir no Silêncio.


***
Sem renunciares a ti mesmo, esforça-te por seres amigo de todos.


***
Diz a tua Verdade quietamente, claramente.


***
Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma Vida que contar.


***
Evita os ruidosos e os agressivos, porque eles denigrem o Espírito.


***
Se te comparares com os outros, podes converter-te num homem vão e amargurado: sempre haverá perto de ti alguém melhor ou pior do que tu.


***
Alegra-te tanto com as tuas Realizações como com os teus Projectos.


***
Ama o teu Trabalho, mesmo que ele seja Humilde; pois é o Tesouro da tua Vida.


***
Sê prudente nos teus negócios, porque no Mundo abundam pessoas sem escrúpulos.


***
Mas que esta convicção não te impeça de reconhecer a Virtude; há muitas pessoas que Lutam por Ideais Formosos e, em toda a parte, a Vida está cheia de Heroísmo.


***
Sê Tu mesmo.
Sobretudo, não pretendas dissimular as tuas inclinações.
Não sejas cínico no Amor, porque quando aparecem a aridez e o desencanto no rosto, isso converte-se em algo tão perene como a erva.


***
Aceita com serenidade o cortejo dos Anos, e renuncia sem reservas aos dons da juventude.


***
Fortalece o teu Espírito, para que não te destruam desgraças inesperadas.
Mas não inventes falsos infortúnios.


***
Muitas vezes o medo é resultado da fadiga e da solidão.


***
Sem esqueceres uma Justa Disciplina, sê benigno para ti mesmo.


***
Não és mais do que uma Criatura no Universo, mas não és menos que as Árvores ou as Estrelas: tens direito a estar aqui.


***
Vive em Paz com Deus, seja como for que O imagines; entre os teus trabalhos e aspirações, mantém-te em Paz com a tua Alma, apesar da ruidosa confusão da Vida.


***

Apesar das tuas falsidades, das tuas lutas penosas e dos sonhos arruinados, a Terra continua a ser Bela.


***
Sê cuidadoso. Luta por seres feliz.

***

Sem comentários: