**"Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível." Fernando Pessoa**

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia da Europa, 9 de Maio

A União Europeia é uma comunidade de Países e Cidadãos que partilham valores e objectivos comuns.

Tem uma história própria, símbolos representativos e instituições que trabalham pelo desenvolvimento e bem-estar de todos os cidadãos dos países que a constituem.

Os seus símbolos são:

* Bandeira Europeia (Tom de azul com o círculo de estrelas douradas. As doze estrelas em círculo simbolizam os princípios da unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa);

* Hino Europeu (“Hino à Alegria” eleito em 1985 como hino oficial. Este representa os valores partilhados pelos Estados-membros mas não substitui os hinos oficiais de cada membro. A música é da Nona Sinfonia de Beethoven. Enquanto hino europeu, não tem letra);

* Dia da Europa, 9 de Maio (Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.);

* “Unida na diversidade” é o lema da União Europeia (Este lema significa que na UE os europeus estão unidos, trabalhando em conjunto pela paz e pela prosperidade, e que o facto de existirem diferentes culturas, tradições e línguas na Europa é algo de positivo para o continente);

* Euro (A circular por todos os países da União Europeia desde 1 de Janeiro de 2002).

Sem comentários: