**"Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível." Fernando Pessoa**

sábado, 16 de janeiro de 2010

Dar para Receber

*****

Existe uma lenda chinesa que ilustra perfeitamente a necessidade de dar antes de receber.

Um mendigo vivia numa rua de uma cidade chinesa e usava uma caneca o dia inteiro, pedindo arroz ou qualquer outra coisa que os passantes tivessem para dar.

Um dia, o mendigo viu um grande cortejo descendo a rua liderado pelo imperador no seu imponente riquixá, entregando presentes aos seus súbditos. O mendigo encheu-se de felicidade. “Chegou a minha grande oportunidade”, pensou Woo. “Desta vez receberei um presente valioso”, e dançou com alegria.

Quando o imperador chegou perto dele, Woo exibiu sua caneca com grande determinação, mas em lugar de receber o esperado presente do imperador, sua Majestade pediu a Woo um presente.

O pobre Woo ficou extremamente desapontado e envergonhado; pegou os dois pequenos grãos de arroz que conseguiu encontrar na sua caneca e, muito a contra gosto, entregou-os ao imperador, que depois se foi embora.

Durante todo o dia, Woo reclamou e resmungou. Censurou o imperador, culpou Buda, tratou mal os que se dirigiam a ele, e poucas pessoas pararam para lhe falar ou colocar grãos de arroz na sua caneca.

Nessa noite, quando chegou à sua pobre cabana e derramou o seu escasso suprimento de arroz, Woo encontrou duas pepitas de ouro do tamanho exacto dos grãos de arroz que tinha dado ao imperador.


Autor Desconhecido

*****


Sem comentários: