**"Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível." Fernando Pessoa**

domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa



*****

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu, até à ressurreição.

É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimónias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.

É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egipto durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

O dia da Páscoa é o primeiro Domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 Março (a data do Equinócio).

Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronómico. Mas a sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de Março e no máximo em 24 de Abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

Aí está a próxima da Páscoa: 04 de Abril de 2010


COELHINHO DA PÁSCOA

Tradicional e popularmente costuma-se dizer que é o coelhinho quem traz os ovos da Páscoa.

Coelho é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar a Primavera, após um longo Inverno de recolhimento.

Ora, no hemisfério norte, a Páscoa ocorre nos primeiros dias da Primavera e os coelhos logo se põem a correr pelos campos verdes, repletos de flores, dando, portanto, a ideia de renovação da vida, que parecia estar morta durante o Inverno.

O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que se reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.

E é isto exactamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.


COMO SURGIU A TRADIÇÃO DO COELHO?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e escondeu-os num ninho para os dar aos seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou a correr. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egipto, o coelho simbolizava o Nascimento e a nova Vida.

Alguns povos da Antiguidade consideravam-no o símbolo da Lua.

É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao facto de a Lua determinar a data da Páscoa.
*****
Votos Sinceros de Feliz e Santa Páscoa,
com muito Amor, Saúde, Paz e Felicidade!
*****

Sem comentários: