**"Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível." Fernando Pessoa**

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Marketing Pessoal

Recados e Imagens - Frases - Orkut


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Somos "o produto" mais importante.

Será que pensamos realmente no valor da nossa marca?


Veja como apostar em si!

Quando pensamos em empresas pensamos logo no marketing da empresa para divulgá-la etc. Mas e nós, enquanto profissionais de várias áreas, que valor damos à nossa "marca"? O nosso próprio marketing, será que o pensamos? Somos "o produto" mais importante.

Como as marcas, todos os profissionais têm de saber diferenciar-se dos rivais e aumentar a sua notoriedade. O Marketing Pessoal é o conjunto de actividades preparadas para criar, manter ou modificar atitudes ou comportamentos existentes em relação às pessoas.

O nosso impacto pessoal é composto por: 55% de aparência e comportamento, 38% pela maneira como falamos e 7% pelo conteúdo do discurso.



Na prática

O Homem é um activo de depreciação rápida, uma forma de a ultrapassar é investir na valorização desse activo. O Marketing Pessoal actua directamente neste processo, pois é uma das ferramentas mais importantes para acabar com o conformismo e a falta de preparação que, por vezes, atinge as profissões, porque:

- é a base para o planeamento da sua imagem pessoal e profissional;

- permite o reconhecimento das suas competências e a forma correcta de expô-las;

- demonstra como criar, ampliar e gerir a sua rede de contactos - networking;

- reforça a auto-estima e a coragem para enfrentar os seus desafios profissionais;

- desperta o indivíduo para o auto-desenvolvimento e a auto-gestão da sua carreira profissional e da sua vida pessoal;

- amplia a pré-disposição para lidar com as constantes mudanças;

- dá-nos os ensinamentos necessários sobre formas adequadas de postura e etiqueta profissional.



Definir objectivos

Para utilizar a técnica de Marketing Pessoal com eficácia é necessário que a inicie definindo claramente o que quer. Qual é o seu objectivo profissional? O que é preciso para atingir esta meta?

Estipule um prazo para que isto ocorra - prazo compatível com a sua condição actual. Analise o ambiente da sua empresa actual e do mercado. E, se necessário, contacte um profissional de Marketing Pessoal, para o apoiar.

Feita esta sua análise, passa a estar preparado para iniciar o trabalho de Marketing Pessoal que envolve, entre outros assuntos:

- apresentação pessoal e comunicação;

- postura e ética;

- relacionamento social e profissional;

- visão e planeamento da sua imagem;

- estabelecimento de valor/preço;

- autoconhecimento para gerar um plano de autodesenvolvimento;

- reconhecimento e mudança de atitude;

- posicionamento no mercado.


É necessário construir uma auto-imagem positiva e optimista. Como ensinam as bem sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo o produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e apresentação pessoal, pois estes são o seu cartão de visita.

Se quer ser um profissional de alto rendimento, coloque em prática o seu Marketing Pessoal!



Texto de: Gastão Crespo - Consultor de Marketing
Revista Estética Viva
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