**"Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível." Fernando Pessoa**

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Aspecto do Céu



***

A sabedoria e experiência dos marinheiros gerou alguns provérbios que aliados a alguma superstição permitia "prever", ou não, o estado do tempo ou mar de modo a poderem navegar com alguma segurança.


Eis um desses sábios provérbios:


***


Vermelho nascente que pronto descora,
Tempo de chuva que está p'ra demora.


Brilhante nascente que nuvens desfaz,
Reúne a companha que bom tempo nos traz.


Sol nascente desfigurado,
No Inverno, frio, no Verão, molhado.


Sol que nasce em nuvens sentado
não vás ao mar fica deitado.


Poente nubloso, vermelho acobreado
Safa a japona, que o tempo é molhado.


Sol posto ledo, com claro ao norte,
Andar sem medo que estás com sorte.


Nuvens aos pares, paradas, cor de cobre,
É temporal que se descobre.


Rosado sol posto
Cariz bem disposto.


Nuvem comprida que se desfia
Sinal de grande ventania.


Miragem que espante
Vento do levante.


Com céu azul carregado,
Teremos o barco em vento afogado.


Mas se está claro, cheio de luz,
Haja alegria, que o tempo é de truz.


Foge de um céu azul aleitado;
Ou desces à câmara ou ficas molhado.


Céu pedrento, chuva ou vento,
Não tem assento.


Nuvens finas, sem ligação,
Bom tempo, brisas de feição.


Nuvens espessas e acumuladas,
Ventanias certas e continuadas.


Nuvens pequenas, altas e escuras
São chuvas certas e seguras.


Se grandes, correm desmanteladas,
Mau tempo, velas rizadas.


Castelos de nuvens sem nuvens por cima
São chuvadas certas mesmo sem rimas.

***

Sem comentários: