**"Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível." Fernando Pessoa**

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Paz que trago no Peito


***

A Paz que trago hoje no meu peito é diferente da Paz que sonhei um dia...


***


Quando se é jovem ou imaturo, imagina-se que ter Paz é poder fazer o que se quer, repousar, ficar em silêncio e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção.


***


Todavia, o tempo vai-nos mostrando que a Paz é resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece. A Paz está no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança, na fé...


***


Ter Paz é ter a consciência tranquila, é ter certeza de que se fez o melhor ou, pelo menos, tentou...


***


Ter Paz é assumir responsabilidades e cumpri-las, é ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida.


***


Ter Paz é ter ouvidos que ouvem, olhos que vêem e boca que diz palavras que constroem.


***


Ter Paz é ter um coração que ama...


***


Ter Paz é brincar com as crianças, voar com os passarinhos, ouvir o riacho que desliza sobre as pedras e embala os ramos verdes que em suas água se espreguiçam...


***


Ter Paz é não querer que os outros se modifiquem para nos agradar, é respeitar as opiniões contrárias, é esquecer as ofensas.


***


Ter Paz é aprender com os próprios erros, é dizer não quando é não que se quer dizer...


***


Ter Paz é ter coragem de chorar ou de sorrir quando se tem vontade...


***


É ter forças para voltar atrás, pedir perdão, refazer o caminho, agradecer...


***


Ter Paz é admitir a própria imperfeição e reconhecer os medos, as fraquezas, as carências...


***


A Paz que hoje trago no meu peito é a tranquilidade de aceitar os outros como são, e a disposição para mudar as minhas próprias imperfeições.


***


É a humildade para reconhecer que não sei tudo e aprender até com os insectos...


***


É a vontade de dividir o pouco que tenho e não me aprisionar ao que não possuo.


***


É melhorar o que está ao meu alcance, aceitar o que não pode ser mudado e ter lucidez para distinguir uma coisa da outra.


***


É admitir que nem sempre tenho razão e, mesmo que tenha, não brigar por causa disso.


***


A Paz que hoje trago no meu peito é a confiança e a certeza da convicção de que receberei, das leis soberanas da vida, o que a elas tiver oferecido.


***

Nídia Solange
Votos Sinceros de Excelente Domingo :)

1 comentário:

Lisa disse...

A paz é saber que tudo que fazemos é para o bem, do nosso semelhante, és respeitar quem se ama, admirar e apoiar a familia e sentirmo-nos bem a noite quando nos vamos deitar...
Como me sinto em paz.... ADoro-te Mana