**"Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível." Fernando Pessoa**

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Os Nossos Direitos em Situações Sociais





Enquanto cidadãos de uma Sociedade, todos nós, em todas as situações diàrias, possuimos os seguintes Direitos:


• O direito a ser tratado com respeito e dignidade;


• O direito de manter os meus próprios valores;


• O direito de ter e expressar sentimentos e opiniões próprias;


• O direito de expressar as minhas necessidades;


• O direito de dizer NÃO sem me sentir culpado por isso;


• O direito de mudar;


• O direito de cometer erros;


• O direito a ter êxito;


• O direito de pedir ajuda e de escolher se quero prestar ajuda a alguém;


• O direito de me sentir bem comigo próprio;


• O direito de mudar de opinião;


• O direito de pensar antes de agir ou de tomar uma decisão;


• O direito de cometer erros sem me sentir culpado;


• O direito de fixar os meus próprios objectivos de vida e lutar para que as minhas expectativas sejam realizadas, desde que respeite os direitos dos outros;


• O direito ao meu descanso e isolamento, sendo assertivo;


• O direito a superar-me, ainda que superando os outros;


• O direito de pedir informação e de ser informado;


• O direito a pedir o que eu quero, consciente de que também o meu interlocutor tem direito a dizer “não”;


• O direito de obter aquilo que paguei;


• O direito a ser independente;


• O direito a gozar e a desfrutar;


• O direito a decidir fazer com os meus bens, corpo, tempo, etc., desde que não viole os direitos dos outros;


• O direito a decidir não ser assertivo.


***

Sem comentários: