**"Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível." Fernando Pessoa**

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Cristaloterapia






Quem me conhece, sabe da minha adoração pelos Cristais.

É algo que sempre me fascinou, e tudo quanto diga respeito à Natureza, merece a minha especial atenção, interesse e estudo.

Não sou nenhuma sábia na matéria…longe disso. Sou simplesmente uma amante da Natureza e de tudo o que a compõe.

Desde sempre que ouvimos histórias sobre os poderes dos cristais, das pedras preciosas e da sua utilização para aliviar o ser humano do seu sofrimento, quer seja físico ou espiritual. A cura pelos cristais tem a sua origem na antiguidade.

De salientar desde já que o uso dos cristais, por muito benéficos que estes sejam, não prescinde de qualquer forma as recomendações do seu médico.


Alguns dos Cristais mais utilizados e as suas funções:


***

Ágata – ajuda no desenvolvimento da coragem; no equilíbrio físico e mental. Ajuda a transportar calor e espontaneidade, a manter a unidade familiar, a ter prosperidade, a ultrapassar a timidez e a falta de confiança em si mesmo. E óptimo na regeneração das células.

Ágata colorida – ajuda no bem-estar geral e favorece a harmonia. Acalma o sistema nervoso, ajuda a ter mais confiança em si próprio e a ultrapassar as crises traumáticas.

Ágata castanha – orientação na vida e no amor. Ajuda na expressão de sentimentos, acções e a estimular a libido.

Agua - marinha – ajuda na cura de insónias, dores de cabeça, de dentes e garganta. Controla impulsos negativos. Pedra relaxante, alivia a tensão, diminui o stress e esgotamento físico e mental.

Âmbar – ajuda a atrair a boa sorte, a afastar todas as energias negativas e a tomar a melhor decisão em situações difíceis.

Ametista – ajuda a transformar energias negativas em positivas, a desenvolver a espiritualidade e a intuição, e a atrair a boa sorte. É a pedra mais indicada contra o alcoolismo, protege o fígado aumentando as defesas do organismo e ajuda ainda a desenvolver a concentração. Acalma o sistema nervoso. Quando usada junto da pessoa, ajuda a combater os excessos alimentares e favorece o controlo do apetite. Deve ser colocada no quarto da pessoa com problemas. É uma pedra polivalente.

Aventurina – ajuda a afastar as energias negativas. Ajuda a atrair o equilíbrio emocional e a aumentar o bem-estar físico.

***

Berilo – ajuda a atrair a felicidade.

***

Citrino - Pedra base para a realização pessoal, concretização de negócios e emprego. Esclarece as confusões mentais. Ajuda a atrair as riquezas da terra e bens materiais.

***

Esmeralda - Pedra do prazer. Resgata a esperança. Apoio nas situações adversas. Aguça a percepção dos sentidos. Activa a sensualidade.

***

Granada – ajuda a superar o cansaço. Estimula, ajuda a tomar decisões. Pedra da coragem.

***

Jacinto – ajuda a estimular o sistema imunitário, tornando-o mais resistente.

Jaspe vermelho – ajuda a facilitar a eloquência e a estimular o espírito.

Jade – ajuda a encontrar o verdadeiro amor. Para tal a pessoa deverá usá-lo até o conseguir encontrar.

***

Lápis-lazúli – Para o desenvolvimento espiritual, ajuda no aumento da inspiração e no relaxamento. Para quem tem problemas de comunicação, de se expressar, falar, ajuda do tratamento de insónia e de alergias.

***

Ónix – ajuda na luta contra o medo da morte e do desconhecido.

Opala de fogo – ajuda em todo o tipo de problemas.

Olho-de-tigre - Permite compreender os vários ângulos de uma questão.

***

Pirita – ajuda a acalmar o sistema nervoso.

***

Quartzo Branco - polivalente, serve para tudo. É estimulante, equilibra as energias, activa e desactiva energias, limpa o campo áurico. Bom para aliviar o stress.

Quartzo Verde - Para a cura de doenças. Aumenta a simpatia. Ajusta o emocional e o físico, estabilizando os efeitos das tensões que provocam as doenças.

Quartzo Rosa - Pedra calmante, dá harmonia. Resgata a carência afectiva e a auto-estima. Ameniza a depressão, a insónia, a ansiedade e a agressividade. Pedra do amor.

***

Rodotina – ajuda a superar bloqueios.

***

Sodalita - Limpa as interferências, ajustando as inadequações do tipo de “pensar uma coisa e dizer outra”. Para quem tem problemas de falar. Pedra da coragem e do auto-confiança.

***

Topázio - Pedra do progresso. Aumenta o grau de consciência para podermos produzir melhor. Enriquece em todos os sentidos. Ajuda na prevenção contra falsas amizades e mau–olhado. Boa para o aparelho respiratório, asma, bronquite.

Turmalina Preta - Protecção, afasta energias negativas, convertendo-as em positivas. Pedra muito boa para o fígado.

Turquesa - Trabalha o alívio da tristeza profunda. Auxilia no tratamento das depressões em geral.

***

Cada pessoa deve utilizar o Cristal que se adeqúe às suas pretensões ou necessidades.

Resta-me acrescentar que isto é só um pouco do muito que a Natureza tem para nos oferecer.

A seu tempo colocarei mais postagens sobre a Cristaloterapia, bem como outras curiosidades.


***

Sem comentários: